29 de agosto de 2012

Espetáculo Mostra Nordeste (BA) - 09/SET

[Imagens: Divulgação Grupo]


O Espetáculo:
Um Nordestino, chamado Sebastião, vê-se envolvido em uma trama de perseguição depois que participa do saque de um avião que caiu com R$ 5,6 milhões. Devoto de Padre Cícero, viciado em jogos e totalmente endividado, ele, por obra do acaso, recebe um tesouro “dos céus” que acaba sendo o motivo de sua tragédia. UM presente que vira uma maldição. 
Esta encenação constitui-se de uma teatralização de dados e fatos verídicos, que aconteceram quando uma aeronave se espatifou nas terras de Maracangalha, na Bahia, em 2007, e, ao invés de felicidade, trouxe desespero e terror para os moradores locais.
Sebastião trata sobre a natureza humana estabelecendo reflexões sobre o poder, o dinheiro, os direitos humanos e a ética. Muitos personagens ganham corpo e voz nas histórias contadas por este Jogador/narrador chamado Sebastião, um anti-herói brasileiro que narra os acontecimentos dessa história real que mais parece um realismo fantástico


O Grupo:
TERRITÓRIO SÍRIUS TEATRO é participante da Cooperativa Baiana de Teatro formou-se em 2000 com a estréia do espetáculo Seu Bomfim. Se desenvolve pelos trabalhos do ator-performer, autor e diretor Fabio Vidal, que coordena esse núcleo artístico voltado para o fazer artístico pautado na autonomia do atuante (atores, performers, dançarinos e circenses) enquanto criadores de seus modos e meios de expressão e produção. Atualmente esse núcleo artístico é formado pelos atuantes Emerson Cabral, Fabio Vidal e Mariana Freire.
O agente da cena será responsável pela concepção, coordenação e criação do fazer artístico. União e interseção, de Antropologia Teatral, Teatro Essencial, Técnicas de Improviso, Performance, Pantomima, Contadores de História, suor, postura política, criação artística, autonomia e liberdade.
Promoção de processo autônomo de produção e pesquisa acerca de modos pessoalizados de cena, a serviço do desenvolvimento de novas linguagens e estéticas. Hibridização de artes em diálogo com os modos de produção vigente, mas a serviço da criação de outras relações humanas e trabalhistas. A arte como mecanismo de potencialização, a serviço da ética, filosofia e liberdade. O repertório do grupo é composto pelas encenações Seu Bomfim, Erê - Eterno Rêtorno, Velôsidade Máxima, Casa Número Nada e Sebastião.

Ficha Técnica:
Autor, Encenador e Ator: Fábio Vidal. Orientação e colaboração dramatúrgica: Gil Vicente Tavares. Assistência de direção e operação de som: Gabriela Sanddyego. Assistente de Direção (1ª etapa): Caio Rodrigo. Direção de arte: Moacyir Gramacho. Assistente de Cenografia: Renata Mota. Figurino: Silvia Costa. Iluminação: Fernanda Paquelet. Direção Musical: Emerson Cabral. Locuções: Evelin Buchegger. Produção Executiva: Viviane Jacó.


Serviço:
Data: 09/09
Horário: 19h - Mostra Nordeste | Bahia
Classificação: 14 anos
Local: Teatro Municipal Rachel de Queiroz
Entrada: Gratuita

Nenhum comentário:

Postar um comentário