14 de setembro de 2012

19ª edição do FNT de Guaramiranga acontece até sábado

“Cinema”, com Espaço Muda e Cia Clara de Teatro (PE/MG) e “O Deus da Fortuna”, do Coletivo de Teatro Alfenim (PB), são os dois últimos espetáculos da Mostra Nordeste que serão encenados nesta sexta-feira, 14, no XIX FNT - Festival Nordestino de Teatro de Guaramiranga. O Festival, que teve início no dia 08, chega ao fim no sábado, 15, com a entrega do troféu Beija-Flor ao melhor espetáculo da Mostra Nordeste eleito pelo público, entre os nove participantes. Outras mostras compõem a programação que somam cerca de 25 espetáculos, entre outras atividades. No sábado, além da premiação da Mostra Nordeste, o FNT apresenta, como espetáculo convidado, Protocolo Lunar, com o grupo Os Imaginários (BA).

Fora dos palcos, na sexta-feira e no sábado acontece o XI Encontro de Artistas Pesquisadores, com a apresentação de trabalhos acadêmicos, constituindo-se em um momento de troca de conhecimentos no campo das artes cênicas e um forte trabalho de intercâmbio cultural em suas mais diversas expressões. Busca-se fortalecer um dos princípios do FNT, que é unir, sob uma concepção transdisciplinar, os saberes e fazeres, criativos e reflexivos, num mesmo patamar e numa relação de complementaridade e interpenetração.

Participam do Encontro este ano: Eliane Lisboa (UFCG), que vai discorrer sobre o tema “Tempo e espaço como imperativos da teatralidade na dramaturgia de Carlos Alberto Soffredini”; Sonia Rangel (UFBA), sobre “Processos de Criação: como suportar este espaço-tempo de fronteira?”; Rejane Reinaldo (UFBA e Teatro da Boca Rica/CE), com o tema “Os caminhos de Penthesilea, a rainha das amazonas – mito, dramaturgia e história do Brasil: uma experiência de intercâmbio internacional”; Gabriela Reinaldo (UFC | ICA), com o tema “Sobre retratos e rostos”; e Sávio Araújo (UFRN), sobre “Estudos Cenográficos e Tecnologias da Cena: articulações entre arte, pedagogia e economia da cultura”.

ESPETÁCULOS
Cinema (Espaço Muda e Cia Clara de Teatro / PE-MG. Dur: 100min) – O espetáculo é resultado do projeto CLARAMUDA, de intercâmbio entre artistas do Recife (PE) e de Belo Horizonte (MG). Tem dramaturgia e direção de Anderson Amaral e no elenco Brunno de Lavor, Daniel Barros, Elilson Duarte, Hermínia Mendes, Jorge Féo, Paulina Albuquerque e Sofia Abreu. No espetáculo: Ivan e Ofélia estão se separando; Bernardo espera por um transplante de coração; Elisângela está perdendo a memória; Regina e Orlando acompanham os pacientes em recuperação, enquanto Juliano sonha em ser um grande cantor. Vidas e desejos se cruzam criando uma rede de acontecimentos e sentimentos surpreendentes, em uma fábula contemporânea sobre as relações humanas nesta primeira fase do século XXI.

O Deus da Fortuna (Coletivo de Teatro Alfenim / PB. Dur: 100min) - Texto e direção de Márcio Marciano e no elenco Adriano Cabral, Daniel Araújo, Lara Torrezan, Paula Coelho, Vítor Blam e Wilame AC. O espetáculo é uma parábola sobre o Capital em seu estágio global de volatilização. Narra a história de Wang, um proprietário de terras na longínqua China Imperial. Afundado em dívidas, em virtude da produção do arroz e da seda, manda erguer um altar em honra de Zao Gong Ming, o Deus da Fortuna, com a intenção de se salvar da falência. Porém as oferendas são inúteis e o proprietário vê-se obrigado a vender a própria filha a seu credor, como forma de amortização da dívida. Em meio aos rituais do matrimônio, o Deus surge à sua frente e lhe desvenda o futuro, com a condição de que seja erguido o grande Templo da Fortuna. O proprietário deixará as formas primitivas de acumulação do capital para dedicar-se à especulação e aprenderá “como o ouro se transforma em pura aparência”.

Protocolo Lunar (Grupo OS IMAGINÁRIOS | BA. Dur: 70 min).   Uma história de amor contada por atores, bonecos e objetos, direção e atuação de Sonia Rangel com Grupo Os Imaginários, co-direção de Enjolras Matos. O enredo mostra o encontro entre uma menina, que tem sede do conhecimento do mundo e quer entender o que é a poesia, e uma velha, que carrega uma biblioteca inusitada em suas malas. Este é o terceiro espetáculo do grupo que vem pesquisando, na Escola de Teatro da Universidade Federal da Bahia, estratégias cênicas com atores, Teatro de Imagem e Teatro de Animação. Com música ao vivo e projeções de vídeo em cena, teve boa receptividade de público nas temporadas 2011 e 2012. Ganhou o Prêmio Funarte Myriam Muniz de Teatro 2012, o qual possibilitou circulação em Salvador, Recife, Belém e Vitória da Conquista. O espetáculo recebeu duas indicações ao Prêmio Braskem de Teatro, melhor espetáculo infantil e categoria especial, ganhando o prêmio pela iluminação.

O XIX FNT é apresentado pelo Governo do Estado do Ceará e realizado pela Associação dos Amigos da Arte de Guaramiranga – AGUA, com apoio cultural da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará/Secult - Lei Estadual de Incentivo a Cultura, Coelce e Fundação Cultural do Estado da Bahia. São parceiros do Festival: SESC/CE, SEBRAE, Quitanda das Artes,Prefeitura Municipal de Guaramiranga, Universidade Federal da Bahia/PPGAC e Instituto de Cultura e Arte da Universidade Federal do Ceará (ICA/UFC).

SERVIÇO
XIX Festival Nordestino de Teatro de Guaramiranga (FNT) – Até 15 de setembro em Guaramiranga | CE. Distribuição de ingressos da Mostra Nordeste: Diariamente a partir das 14h na AGUA. Informações: (85)3321.1405, (85)8722.2677 e agua@agua.art.br. Site: www.agua.art.br. Blog: www.fntguaramiranga.blogspot.com. 

PROGRAMAÇÃO

SEXTA-FEIRA (14)
10h – Debate MOSTRA NORDESTE (Sala do Mosteiro)

15h - XI Encontro de Artistas Pesquisadores (Sala da AGUA)

19h - MOSTRA NORDESTE | PE. Espetáculo: Cinema. Grupo: Espaço Muda e Cia Clara de Teatro / PE-MG. Classificação: 14 anos (Teatro Municipal Rachel de Queiroz)

21h - MOSTRA NORDESTE | PB. Espetáculo: O Deus da Fortuna. Grupo: Coletivo de Teatro Alfenim. Classificação: 10 anos. (Teatrinho)

22h - Música no FNT. Grupo: Jazzera Trio | Guaramiranga (Central de Artesanato)

23h - Espetáculo: Um lugar para ficar de pé. Grupo: Curso de Teatro da UFC.  Classificação: 16 anos (Teatro Municipal Rachel de Queiroz)

00h - Banda Borogodó | Fortaleza – CE (Central de Artesanato)


SÁBADO (15)
09h – Debate MOSTRA NORDESTE (Sala do Mosteiro)

15h - XI Encontro de Artistas Pesquisadores (Sala da AGUA)

16h – Cortejo (Ruas de Guaramiranga)

16h - FNT para Crianças | SESC no FNT. Espetáculo: Uma rapadura, 3 atores e uma história. Grupo: Cia. Sem Nome. Classificação: Livre (Central de Artesanato)

19h - Espetáculo Convidado | BA. Espetáculo: Protocolo Lunar. Grupo: Os Imaginários. Classificação: Livre. (Teatro Municipal Rachel de Queiroz)

21h - Solenidade de Encerramento (Teatro Municipal Rachel de Queiroz)

22h - Espetáculo Cênico Musical Banda Dona Zefinha | Itapipoca – CE (Praça do Teatro)

23h - Música no FNT. Grupo: Banda Nigroover | Fortaleza – CE (Central de Artesanato)

1h - FERTINHA com os djs Darwin Marinho, Estácio Facó e Erick Zuite (Odilon Bar)
--
[FNT - Foto: Sol Coelho | ProtocoloLunar - Foto: Fabio Pascoal]

Nenhum comentário:

Postar um comentário