13 de setembro de 2012

Bahia, Ceará e Paraíba sobem ao palco do FNT


Dois espetáculos serão encenados nesta quinta-feira (13) na Mostra Nordeste do XIX FNT – Festival Nordestino de Teatro de Guaramiranga, que acontece até sábado (15).  Da Bahia, o grupo Teatro em Boa Companhia apresenta às 19h o espetáculo Ensaio de Casamento, no Teatro Municipal Rachel de Queiroz. O cearense Teatro em Película, estará às 21h30 no Teatrinho Rachel de Queiroz com a montagem Quando as Galinhas Gemem.

Além destes na Mostra Nordeste, a programação do Festival na quinta-feira terá na mostra FNT para Crianças | SESC no FNT o Coletivo Cambada, do Ceará, com o espetáculo Quem tem medo do escuro?, às 17h na Central de Artesanato. Às 20h30, na Praça do Teatro, o Coletivo de Teatro Alfenim, da Paraíba, apresenta o espetáculo convidado Histórias de Sem Réis.

ESPETÁCULOS
Nadja Turenkko assina a direção e concepção de ENSAIO DO CASAMENTO, do grupo Teatro em Boa Companhia, da Bahia. No espetáculo, o casal formado por Wanderley Meira e Maria Marighella discute a continuidade do casamento enquanto ensaiam “Nossa Peça de Separação”, revivendo em cena personagens clássicos de Shakespeare: Romeu e Julieta, Otelo e Desdêmona e Catarina, A Megera Domada, numa trama que envolve os atores, que funcionam como pessoas, personas e personagens, em um texto que aborda passado, presente e futuro e que prende a atenção do público do começo ao fim. O texto é de Wanderley Meira, com citações de William Shakespeare (A Megera Domada, Otelo, O Mouro de Veneza / Romeu e Julieta) e Oduvaldo Viana Filho (Mão na Luva).

QUANDO AS GALINHAS GEMEM, do grupo Teatro em Película, é um espetáculo dirigido por Rafael Barbosa. Apoiado no naturalismo das ações e investindo em uma forma metalinguística, o ator Adauto Garcia interpreta um velho de 66 anos que sofre com a solidão. Numa tentativa patética de se sentir mais amado, compra um gato, que morre no primeiro mês de uma doença desconhecida. Após o incidente, encontra um cachorro na rua e o leva para casa, mas devido uma enfermidade que estava decompondo a pele do animal, ele sacrifica o cão. Ele percebe estar vivendo em um mundo onde as pessoas tentam controlar sua vida assim como os diretores fazem com os seus atores, no teatro. Cansado dessa solidão, pede para que alguém da plateia transforme sua vida em uma peça de teatro e lhe dê um final feliz.

Com direção de Márcio Marciano, HISTÓRIAS DE SEM RÉIS, do Coletivo Teatro Alfenim, é uma intervenção urbana inspirada em relatos de frequentadores do Ponto de Cem Réis, no centro histórico de João Pessoa. Sua dramaturgia se completa a partir do encontro que o grupo promove com os passantes, convidados a relatar episódios de sua história pessoal. As narrativas são “negociadas” em um leilão público cujo lance máximo não ultrapassa R$ 5,00.  

QUEM TEM MEDO DO ESCURO? Quem pergunta é o Coletivo Cambada no espetáculo infantil onde, após se depararem com uma tarde sem energia elétrica, dois meninos têm apenas uma saída: embarcar em aventuras onde se transformam em cavaleiros, dragões e outros seres mitológicos naufragam em um navio pirata e enfrentam objetos que ganham vidas. Durante o mergulho na imaginação, os garotos descobrem o valor da amizade e o poder da criatividade.


CIDADES CRIATIVAS E SUSTENTABILIDADE
Na quinta-feira termina o seminário “Cidades Criativas e o Desafio da Sustentabilidade”, que trabalha bases para o planejamento estratégico do FNT Guaramiranga – 20 anos. O encerramento contará com palestras do Prof. Dr. Alexandre Barbalho, Professor dos PPGs em Políticas Públicas da UECE e em Comunicação da UFC, sobre Desenvolvimento  e Cultura em Perspectiva, e de Magela Lima, Mestre em Teatro, editor-executivo do núcleo de cultura e entretenimento do Jornal O Povo, com o tema Um Palco Chamado Nordeste: Guaramiranga e as Conexões da Cena Contemporânea.

O XIX FNT é apresentado pelo Governo do Estado do Ceará e realizado pela Associação dos Amigos da Arte de Guaramiranga – AGUA, com apoio cultural da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará/Secult - Lei Estadual de Incentivo a Cultura, Coelce e Fundação Cultural do Estado da Bahia. São parceiros do Festival: SESC/CE, SEBRAE, Quitanda das Artes,Prefeitura Municipal de Guaramiranga, Universidade Federal da Bahia/PPGAC e Instituto de Cultura e Arte da Universidade Federal do Ceará (ICA/UFC).

SERVIÇO
XIX Festival Nordestino de Teatro de Guaramiranga (FNT) – Até 15 de setembro em Guaramiranga | CE. Distribuição de ingressos da Mostra Nordeste: Diariamente a partir das 14h na AGUA. Acesso gratuito. Informações: (85)3321.1405, (85)8722.2677 e agua@agua.art.br. Site: www.agua.art.br. Blog: www.fntguaramiranga.blogspot.com. 


PROGRAMAÇÃO de QUINTA-FEIRA (13)
9h - Projeto Cidade da Arte | AGUA - Oficina: Percussão (Escola Monteiro Lobato – Pacoti)

10h – Debate MOSTRA NORDESTE (Sala do Mosteiro)

15h - Seminário de Planejamento Estratégico do FNT Guaramiranga – 20 anos. Palestrantes: Prof. Dr. Alexandre Barbalho (CE) e Magela Lima (CE) (Sala da AGUA)

15h - Projeto Cidade da Arte | AGUA - Oficina: Canto Coral e Flauta Doce (Escola Monteiro Lobato – Pacoti)

17h - FNT para Crianças | SESC no FNT - Espetáculo: Quem tem medo do escuro? Grupo: Coletivo Cambada - Classificação: Livre (Central de Artesanato)

19h - MOSTRA NORDESTE | BA - Espetáculo: Ensaio de Casamento. Grupo: Teatro em Boa Companhia. Classificação: 14 anos (Teatro Municipal Rachel de Queiroz)

20h30 - Espetáculo Convidado: Histórias de Sem Réis. Grupo: Coletivo de Teatro Alfenim |PB - Classificação: 10 anos (Praça do Teatro)

21h30 - MOSTRA NORDESTE | CE - Espetáculo: Quando as Galinhas Gemem. Grupo: Teatro em Película - Classificação: 16 anos (Teatrinho)

23h - Espetáculo: Interior. Grupo: Curso de Teatro da UFC - Classificação: 12 anos (Jardim do Mosteiro)
--
[Fotos: Sol Coelho]

Nenhum comentário:

Postar um comentário