12 de setembro de 2012

Cia Oxente, da Paraíba, entra em cena no Festival de Guaramiranga


Na quarta-feira (12) o palco é da Paraíba na Mostra Nordeste do XIX FNT – Festival Nordestino de Teatro de Guaramiranga, que teve início no sábado e continua até dia 15 na cidade serrana do Ceará. A Cia Oxente, apresenta o espetáculo Ánaguas, às 19h no Teatro Municipal Rachel de Queiroz.

Com texto de Lourdes Ramalho e direção de José Maciel, o espetáculo discute de forma profunda uma relação familiar permeada de intrigas, rancores e ciúmes. Três mulheres - uma mãe e duas filhas – lutam, cada uma a sua maneira, para que suas convicções e crenças sejam aceitas como verdadeiras. Para isso são capazes de passar por cima de seus próprios egos, liberando o que há de mais cruel no ser humano: conflitos, desarmonia, egoísmo, injustiça e condenação permeiam o espetáculo do inicio ao fim, onde essas três mulheres mostram também suas fraquezas e se apoiam no próprio seio familiar.

A autora, Lourdes Ramalho, conseguiu, através de um texto rebuscado, invadir a sensibilidade humana. A direção optou por uma montagem triangular e atemporal. Três escadas definem o espaço trabalhado pelas atrizes que dão vida aos personagens. Quem vislumbra o espetáculo é parte essencial dele, sendo envolvido na cena como personagem coadjuvante. As escadas definem bem a intenção do poder que essas mulheres pretendem exercer diante da família.


CIDADES CRIATIVAS E  O DESAFIO DA SUSTENTABILIDADE
O seminário “Cidades Criativas e o Desafio da Sustentabilidade”, que trabalha bases para o planejamento estratégico do FNT Guaramiranga – 20 anos, continua na quarta-feira, na sede da AGUA, com duas palestras. A Secretária Adjunta da Cultura do Estado do Ceará, Maninha Morais, fala às 14 horas sobre “Política Cultural: Reflexões das realidades institucionais do Ceará”. Às 15h, a Profa. Dra. Deolinda Vilhena (UFBA), discorre sobre “Cultura e Sustentabilidade: A importância da formação e da capacitação do pessoal da área da Cultura”.

O seminário acontece até quinta-feira, com a participação do Prof. Dr. Alexandre Barbalho, Professor dos PPGs em Políticas Públicas da UECE e em Comunicação da UFC; Selma Santiago, Coordenadora de Formação para as Competências Criativas da SEC/MINC; e Magela Lima, Mestre em Teatro, editor-executivo do núcleo de cultura e entretenimento do Jornal O Povo.

O XIX FNT é apresentado pelo Governo do Estado do Ceará e realizado pela Associação dos Amigos da Arte de Guaramiranga – AGUA, com apoio cultural da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará/Secult - Lei Estadual de Incentivo a Cultura, Coelce e Fundação Cultural do Estado da Bahia. São parceiros do Festival: SESC/CE, SEBRAE, Quitanda das Artes,Prefeitura Municipal de Guaramiranga, Universidade Federal da Bahia/PPGAC e Instituto de Cultura e Arte da Universidade Federal do Ceará (ICA/UFC).


SERVIÇO 
XIX Festival Nordestino de Teatro de Guaramiranga (FNT) – Até 15 de setembro em Guaramiranga | CE. Distribuição de ingressos da Mostra Nordeste: Diariamente a partir das 14h na AGUA. Acesso gratuito. Informações: (85)3321.1405, (85)8722.2677 e agua@agua.art.br. Site: www.agua.art.br. Blog: www.fntguaramiranga.blogspot.com. 

PROGRAMAÇÃO de QUARTA-FEIRA (12) 
9h - Projeto Cidade da Arte | AGUA - Oficina: Canto Coral e Flauta Doce (E.E.Rodrigo de Argolo Caracas – Pernambuquinho)

10h – Debate MOSTRA NORDESTE (Sala do Mosteiro)

15h - Seminário Cidades criativas e o desafio da sustentabilidade - Planejamento Estratégico do FNT Guaramiranga – 20 anos. Palestrantes: Maninha Morais (SECULT-CE)  e Profª. Dra. Deolinda Vilhena (UFBA) (Sala da AGUA)

15h - Projeto Cidade da Arte | AGUA – Oficina de Percussão (E.E.Rodrigo de Argolo Caracas – Pernambuquinho)

17h - FNT para Crianças | Programa Arte Retirante – Banco do Nordeste - Espetáculo: Dom Poder e a Revolta da Natureza. Grupo: Expressões Humanas. Classificação: Livre. (Teatrinho)
19h - MOSTRA NORDESTE | PB - Espetáculo: Anáguas. Grupo: Cia. Oxente. Classificação: 14 anos. (Teatro Municipal Rachel de Queiroz)

21h - Programa Arte Retirante – Banco do Nordeste - Espetáculo: As Bondosas. Grupo: Cia de Teatro Lua. Classificação: 14 anos. (Teatrinho)

23h - Programa Arte Retirante – Banco do Nordeste - Espetáculo: Ô putaria. Grupo: Teatro em Película. Classificação: 16 anos. (Teatro Municipal Rachel de Queiroz)
--
[Fotos: Sol Coelho]

Nenhum comentário:

Postar um comentário